A mãe de todos os viventes. (Série; Mães da bíblia – Maio de 2023) – 02/05

Igreja Emanuel ( https://igrejaemanuel.com.br/ )
281 visualizações.
/emaueligrejabr


A mãe de todos os viventes.

(Série; Mães da bíblia – Maio de 2023) – 02/05

“E Adão chamou o nome de sua mulher Eva[1], porque ela foi a mãe de todos os viventes.” (Gênesis 3.20 BKJ)

 

Avisos:

  • O ESBOÇO SERVE COMO BASE E REFERÊNCIA, ESTUDE-O PARA NÃO LER DURANTE O GC.
  • Dia 13/05 Mulheres Fortes às 19:30h – Exclusivo para Mulheres.
  • Dia 20/05 Namorados e Casados. – Venha e traga mais um casal.

 

OBJETIVO.

  • Compreender que os nossos erros e o das outras pessoas não devem apagar quem realmente somos em Cristo, e que devemos olhar para Ele e seguir a palavra dEle.

SUMÁRIO EXECUTIVO.

  1. Estar disponível não significa estar autorizado.

Em sua visão, por que Jesus te coloca de frente com coisas disponíveis, mas que Ele não autorizou para você?

  1. Atenção com vozes que não são autoridade.

Como uma “boa” influência, mas que não segue os princípios bíblicos, pode prejudicar um filho de Deus?

  1. Um erro não deve apagar sua essência.

Quem consegue enxergar coisas boas nos piores momentos tem melhores resultados que os outros? Por quê?

Introdução.

         Uma passagem que quase todos devem conhecer, mesmo que de forma superficial, e que nos traz a memória que nem toda conversa que nos leva a reflexão é boa. Que a filosofia humana não pode se sobrepor aos princípios bíblicos, mesmo que a gente não os entenda.

1. Estar disponível não significa estar autorizado.

A filosofia humana indica; “se te faz feliz, não é errado”, “Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal”, “Se tiver vontade faça, vão te criticar do mesmo jeito”, essas e outras filosofias não estão alinhadas com a bíblia e não estão dentro do princípio de Cristo.

A árvore do conhecimento estava disponível no jardim, se fossemos conduzidos pela nossa filosofia fatalmente não entenderíamos o porquê de estar disponível e não podermos pegar. Talvez pensássemos; “Se Deus não quisesse que comêssemos mesmo ele não iria colocar ela aqui”.

A nossa humanidade contaminada pelo pecado nos condiciona a querer antecipar o prazer.

Esse desejo descontrolado nos leva a práticas que geram alegria, mas não satisfazem a vontade de Jesus para nós, é o descontrole por ter prazer no curto prazo que pode ser percebido em nosso dia a dia. Você inicia, mas não termina seus livros, não consegue ler a bíblia, não é constante na oração, dá ouvido a quem não segue os princípios bíblicos e não consegue viver a boa e agradável vontade de Deus.

1.1 Em sua visão, por que Jesus te coloca de frente com coisas disponíveis, mas que Ele não autorizou para você?

2. Atenção com vozes que não são autoridade.

         Olhando hoje para está história é fácil pensarmos; “como Eva é burra!”. E quantas vezes você dá mais atenção para pessoas que confia do que para aquilo a bíblia te orienta?

         Na realidade com a experiência do Éden você deveria ser mais capaz de olhar para sua vida, identificar aqueles que não são autoridade e ignorar seus direcionamentos.

O que mais existe hoje são “influenciadores” sem autoridade. Pessoas que estão no segundo casamento (por escolha ou por ter sido o pivô do divórcio) e querem dizer como você lida com seu casamento. Quem nunca empreendeu ou teve sucesso em um negócio antes, mas quer dizer como você deve ou não deve empreender. Quem passa colando, mas quer dizer como você deve estudar. Quem não é cristão, mas quer dizer como o Cristão deve se comportar.

A autoridade sobre comer ou não estava com Adão e não com a serpente, mas dialogar com a serpente e ignorar o princípio que Deus tinha estabelecido fez com que Eva e Adão falhassem.

2.2 Como uma “boa” influência, mas que não segue os princípios bíblicos, pode prejudicar um filho de Deus?

 

3. Um erro não deve apagar sua essência.

         Após o erro e o castigo como consequência da desobediência a uma ordenança de Deus Adão não perdeu de vista a essência de sua mulher. Mesmo constrangido por ter errado, estar sendo castigado pelo erro que cometeu, sendo expulso do ambiente onde foi criado, estava acostumado e tinha contato direto com seu Criador, Adão não transfere seu, possível, sentimento para sua ação.

         Como filhos de Deus não devemos ser conduzidos por nosso sentimento, seja quando errarmos ou quando acertarmos. Quando nos fizerem bem ou agirem mal contra nós. Nossa postura deve ser de buscar entender a vontade do Senhor e enxergar o que há de bom para nós.

“A luz do corpo são os olhos; portanto, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será cheio de luz”. (Mateus 6.22 BKJ)

3.3 Quem consegue enxergar coisas boas nos piores momentos tem melhores resultados que os outros? Por quê?

Conclusão.

“O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. (João 10.10) O que vem fora de Cristo pode ter boa aparência, mas no fim é para roubar o que você possui e te levar a destruição. Em Cristo você é filho (a) de Deus e Ele tem o melhor para você, se tiver errado peça perdão a Cristo e busque não pecar mais. Perdoe o que fizeram de errado com você, olhe com amor para os que falharam e siga a palavra de Cristo.

“Tua palavra é uma lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho” (Salmos 119.105)

 

[1] חוהחוה Chavvah; causativo procedente de 2331, grego 2096 Ευα; n pr f Eva = “vida” ou “vivente”. 1) a primeira mulher, esposa de Adão