30/04 – Movendo-se principalmente nos dias de dor. 2 Reis 4.17-37

30/04 – Movendo-se principalmente nos dias de dor. 2 Reis 4.17-37

II Reis 4.17-37 NVT: 17, Mas, de fato, a mulher ficou grávida. No ano seguinte, naquela mesma época, teve um filho, como Eliseu tinha dito. 18Certo dia, quando o menino estava mais crescido, saiu para acompanhar o pai, que estava no campo com os ceifeiros. 19De repente, o menino gritou: “Ai! Que dor de cabeça!”. Seu pai disse a um dos servos: “Leve-o para casa, para a mãe dele”. 20 O servo levou o menino para casa, e a mãe o segurou no colo. Mas, por volta do meio-dia, ele morreu. 21 Ela o carregou para cima e o deitou na cama do homem de Deus; fechou a porta e o deixou ali. 22 Então enviou um recado para o marido: “Mande um dos servos e uma jumenta, para que eu vá depressa falar com o homem de Deus e volte em seguida”. 23 “Por que hoje?”, perguntou ele. “Não é a festa da lua nova nem sábado.” Ela, porém, respondeu: “Não se preocupe”. 24 Então ela mandou selar a jumenta e disse ao servo: “Rápido! Só diminua o passo quando eu mandar”. 25 E partiu para encontrar-se com o homem de Deus no monte Carmelo. Quando ele a viu a distância, disse a Geazi: “Olhe! Lá vem a Sunamita! 26Corra ao seu encontro e pergunte: ‘Está tudo bem com a senhora, com seu marido e com seu filho?’”. A mulher respondeu: “Sim, está tudo bem”. 27Mas, quando ela chegou ao homem de Deus no monte, abraçou os pés dele. Geazi quis afastá-la, mas o homem de Deus disse: “Deixe-a em paz. Ela está profundamente angustiada, mas o Senhor não me revelou o motivo”. 28Então a mulher disse: “Acaso eu lhe pedi um filho, meu senhor? Não lhe disse que não me desse falsas esperanças?”. 29Eliseu disse a Geazi: “Prepare-se para viajar; pegue meu cajado e vá! Não cumprimente ninguém pelo caminho. Quando chegar, coloque o cajado sobre o rosto do menino”. 30Mas a mãe do menino disse: “Tão certo como vive o Senhor, e tão certo como a sua própria vida, não voltarei para casa se o senhor não for comigo”. Então Eliseu voltou com ela. 31Geazi foi à frente e pôs o cajado sobre o rosto do menino, mas não aconteceu nada. Não havia sinal de vida. Geazi voltou para encontrar-se com Eliseu e lhe disse: “O menino ainda não despertou”. 32De fato, quando Eliseu chegou, o menino estava morto, deitado em sua cama. 33Eliseu entrou sozinho no quarto, fechou a porta e orou ao Senhor. 34Depois, deitou-se sobre o corpo do menino e colocou sua boca sobre a dele, seus olhos sobre os dele e suas mãos sobre as dele. E, enquanto se estendia sobre ele, o corpo do menino começou a se aquecer. 35Eliseu se levantou, andou de um lado para o outro no quarto e, em seguida, se estendeu novamente sobre ele. Dessa vez, o menino espirrou sete vezes e abriu os olhos. 36Eliseu chamou Geazi e lhe disse: “Chame a Sunamita!”. Quando ela entrou, Eliseu disse: “Aqui está seu filho”. 37 Ela caiu aos pés do profeta e se curvou diante dele. Então pegou o filho e saiu.

No dia em que a mulher perdeu o filho que tanto esperava, vendo desfalecer e morrer em seu colo ela reúne forças para não transparecer para ninguém o nível da sua dor. Ela não fica paralisada, ela não deixa de agir, no dia da dor ela se move com maior intensidade. Nos dias difíceis você não deve permitir ficar parado, são nesses dias que você precisa orar com mais intensidade, adorar a Jesus, ir para a igreja com maior vontade de buscar e, se você aprender a se mover em direção a Jesus nos dias de adversidade, perceberá que há vitória, renovo e milagre para aqueles que se movem nos dias de dor.

1. O que fazer para não ser paralisado pela dor?
  2. Os irmãos da sua igreja são fortalecidos por sua fé nos dias ruins? Por quê?